segunda-feira, 24 de junho de 2013

Capela de S. João

Aqui neste meu alentejo era costume fazer as Capelas de S. João.
Como não sou natural de cá as informações que recolhi foram juntas ao longo do tempo e do que me recoro de ter ouvido contar. Pode haver alguém que diga que não era assim... é provavel.
 
As capelas de S. João eram feitas na tarde do dia de S. João. São coroas de flores. Usava-se a erva cidreira para fazer o arco que depois era alegrado com cravos, alfazema e umas florinhas brancas muito pequeninas de que não me lembra o nome.
 
Nunca vi fazer nenhuma, mas há muitos anos vi uma feita. Por isso improvisei com o que tinha - lucia-lima, poucos cravos e uma alfazema muito raquítica.

 
A Capela de S. João é colocada sobre a cabeça para que não se tenha dores de cabeça e depois pendurada à cabeceira da cama durante todo o ano.
 
 
Entretanto a nossa família cresceu. A mãe gata começou por vir cá jantar e como se sentia bem acabou por ficar. A barriga crescia e a princípio pensávamos que era de andar bem alimentada. Passado algum tempo começámos a desconfiar... e lá apareceram os filhotes. São 4 e ainda não saiem de perto da mãe. E que vamos nós fazer com tanto gato?

 
Já fazem parte da família.