quarta-feira, 11 de abril de 2012

Modelos Engenhosos

No último post falei de modelos de tricot com uma construção engraçada. Hoje vou voltar ao tema.

No final do ano passado encontrei um xaile, verdadeiramente engenhoso, pela sua simplicidade.

Como gosto muito de tricot circular e de tricot rendado, já me tinha ocorrido a ideia de utilizar os antigos naperons rendados, redondos, como base para construir um xaile. Mas a ideia nunca chegou às agulhas.

Quando vi uma ideia semelhante concretizada não hesitei e passei às agulhas. Encontrei-o neste blog de que gosto verdadeiramente. Acho a sua autora genial, pela sua criatividade e pela generosidade em partilhar tantas descobertas que vai fazendo.



Este xaile foi feito com uma lã muito bonita, da Brancal, mas que não se adaptou nada ao desenho. Para este efeito teria sido melhor uma lã lisa ou suavemente matizada.

As fotografias não foram das melhores que já tirei, o xaile foi dos primeiros que ofereci, no início de Novembro e já deu algum aconchego à sua dona.




Depois encontrei um desenho de um casaco fabuloso, seguindo a mesma base, um quadrado tricotado. A Receita é da Garnstudio Drops, o nome é Secret Garden – jardim secreto. Nada parece mal neste projecto.
A lã que estou a utilizar é a austrália, também da Brancal. Estou a usar 2 fios para ficar com a grossura pretendida. Gostava de experimentar os fios originais mas a diferença de preço é abismal e esta lãzinha faz um bom trabalho. O pior é que a lã está a acabar… tenho que ir buscar mais (lá tenho que ir dar uma voltinha a Lisboa, ;) )


Parece-me que esta técnica está a ganhar adeptos. Num outro blog que sigo encontrei outro modelo de xaile utilizando a mesma ideia. E este é também muito bonito...
Por aqui, pelo Alentejo, manteve-se a tradição de passar a segunda-feira de Páscoa na ribeira a comer os restos do borrego da Páscoa.

A tradição já não é o que era. Em vez do borrego levámos umas empadas que a minha mãe fazia e faz muito bem, são empadas da Cornualha, uma especialidade, as dela claro, que eu não acertei com a massa. Para a próxima sai melhor, de certeza.

O que se manteve foi o passeio pelas margens da Ribeira. Que bonita que é esta paisagem. O dia magnífico ajudou à festa. Para o ano há mais.





segunda-feira, 2 de abril de 2012

Preciso de me organizar…



É mesmo urgente, organizar-me e gerir melhor o meu tempo… ele é escasso e precioso… e tão fugidio.

Por isso não escrevo há tanto tempo…

E por outra razão…. Fizemos uma escapadinha da Páscoa. Fomos passear numa região linda e tão especial.



Penso que só compreende a Madeira quem lá vai porque falar e descrever as lindas paisagens, a altitude que se alcança em poucos metros, os sustos das profundidades abruptas, só pode dar uma pálida imagem da realidade. É preciso mesmo ir lá ver…

Mas parece-me que regressei mas não foi inteira… deixei lá no ar qualquer coisa, parece que não me consigo concentrar… ainda para mais os miúdos estão de férias em casa, a agitação não ajuda a “assentar” ideias.

Tenho seguido um Blog e tentado simplificar a minha vida para tentar estar mais liberta. Ainda não aprendi muito. Gostei do conceito de “destralhar”, tento aplicá-lo devagarinho… é sempre mais o que entra do que o que sai. Vamos aprendendo com o tempo e a prática.


Só mais uma notícia para acabar por hoje, já terminei o colete do pastor. Está operacional, embora um bocadinho curto. Segui um modelo da Elizabeth Zimmerman. Gosto da sua forma simples, gosto de modelos “engenhosos” como este é e tantos outros desta autora.



A lã é cá da casa. As principais dificuldades foram acertar na quantidade de lã para fazer o colete. Como não acertei à primeira tive que fiar mais lã por duas ocasiões. De cada vez que tentava a espessura da lã variava. Embora na altura de fiar não visse diferença, quando chegou às agulhas vi bastante diferença, zonas mais espessas e zonas mais finas. Essas diferenças também resultaram da qualidade da lã. Não foi seleccionada na altura da tosquia nem na altura da lavagem, nem da fiação. Alguma lã era mais curta e mais áspera, outra mais comprida e macia. É claro que a experiência da fiandeira ainda não é a suficiente para saber ultrapassar estas dificuldades. Como resolvi o problema? Tricotei duas filas alternadas de cada novelo. Assim consegui um efeito final mais homogéneo. Pelo menos mais um bocadinho. Depois de lavar deve ir tudo ao lugar.