segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Contagem decrescente

Faltam exactamente 30 dias para o Natal. Parece imenso tempo de espera até à consoada com a família,  e da manhã de Natal cheia de presentes. Mas....das festas as vésperas. 
Até ao Natal ainda vou reencontrar gente que só vejo uma vez por ano, os almoços e jantares com os amigos que há muito não vemos, os telefomas, o horário muito preenchido por festas. Às vezes é cansativo mas sempre muito agradável ver tanta gente cheia de boa disposição e esperança. 

Prometi a mim mesma que este ano ia começar a trabalhar nas prendas a tempo e horas para evitar stress de última hora. Mais uma vez estou a adiar, por diversas razões ainda não comecei...e agora é o costume, carregar no acelerador. Não posso falar muito sobre os meus planos porque alguns dos destinatários lêem o blog e não quero estragar a surpresa.


Entretanto fica aqui o meu ultimo trabalho antes de começar o Natal.
Vi esta lã na prateleira e apaixonei-me.  Muito fofa e colorida, trabalha -se bem e dá um resultado muito engrançado.
A lã é portuguesa da Brancal, o modelo da Drops, tamanho de 12/18 meses e os botões fui eu que fiz!


Boas Festas!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Finalmente acabadas!

Ando desde o verão com um projecto enfiado nas agulhas.

Levei para férias umas meaditas fiadas por mim, na esperança de as transformar em meias para o inverno.
Comecei bem, escolhi dois modelos simples este e este,  e atirei-me ao trabalho.
O primeiro par foi rápido. Apesar de não ter muito jeito com as agulhas, consegui fazer um pequeno rio ao longo da meia.
Já o segundo par ficou pendurado nas agulhas por muitas semanas ( 3 meses!). A semana passada peguei nelas e terminei-as, a pensar que já começam a ser de utilidade. Gostei muito deste modelo, que só percebe que é uma meia quando se chega à perna. Antes disso é muito difícil ver onde está o calcanhar.


Aproveitei ainda para fazer experiências de tinturaria. Tingi um par com couve roxa. Não se consegue perceber muito bem, mas fiquei com um par de meias azul-arroxeado-acinzentado......já viram de que cor fica o caldo da salada de couve roxa no fim da refeição? é essa cor mesmo, azul oxidado.

Foi uma supresa para mim, pois já tinha feito esta experiência sem usar alumen e obtive um rosa pálido. Não sei se foi do alumen ou de ter o caldo feito à alguns dias, mas desta vez ficou azul!

E falando do alumen não posso deixar de partilhar uma pequena cena em que participei quando fui à drogaria comprá-lo. Quando entrei estava uma senhora a olhar para as prateleiras com um ar fascinado. Fiz o meu pedido à droguista, e enquanto pesava, a senhora perguntou-me em inglês "What do you use alumen de potássio for?", lá lhe respondi da melhor forma possível enquanto via a cara de encantada dela. "We don't have anything like this in Spain.". Pois eu não acredito que não haja, acredito mais que já são assuntos muito esquecidos e muita gente já nem sabe o que é uma drogaria,  mas pelo ar de encantamento de certeza que tinha vontade de saber mais.