sexta-feira, 8 de julho de 2011

Xailete Alentejano

Ao longo destes últimos meses (ou ano?) tenho visto vários trabalhos em fair isle, lindas cores que fazem um lindo efeito final, trabalho difícil que exige empenho e atenção… gosto assim. Mas as cores que tenho à minha disposição não se adequam aos modelos que ia vendo.
O tempo era pouco, a vontade de experimentar estava à espera da altura própria para se tornar forte.

Entretanto a “Ervilha Cor-de-rosa” lançou a beiroa em castanho. Vi alguns trabalhos a duas cores (crú e castanho), gostei muto da combinação.

Há muito muito tempo “O Expresso” editou um conjunto de folhetos sobre o artesanato português. Ficaram-se sempre na memória.
Não tem muitas novidades, as fotografias que lá estão aparecem hoje em dia, talvez mais actualizadas. A fotografia da contracapa mostra o padrão de uma manta alentejana, a duas cores.

Conjugando estes 3 factores nasceu este Xailete, nem xaile, nem xailinho, xailete é que é! Xailete Alentejano, feito com lã da Serra da Estrela. É pequeno mas suficiente para tapar os ombros e não prender os movimentos. Só lhe falta um botão para fechar como deve de ser. O botão também foi “encomendado” tentando manter o espírito natureza.






Antes de mais devo dizer "gaba-te cesto, amanhã vais à vindima", mas parece-me que ficou mesmo bonito.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

(Mais) Trabalhos acabadados

As férias estão a chegar. Ir com todos os trabalhos atrás é complicado. Mais vale levar um projecto simples que dê para pegar de vez em quando sem se perder o fio à meada.


É o que ando a planear!

Acabei uma meada que tinha em mãos. A lã é das "nossas" ovelhas Ilê de France, não é tão macia como a Merino mas não lhe fica muito atrás. O mais complicado é transformar o velo em mecha, bem escolhida e homogénea. Com paciência lá se vai conseguindo e já consigo obter alguns resultados interessantes.


Esta meada é trabalhada em "worsted" com um fio fino, para trabalhar meias. É o que pretendo fazer com ele. Durante as férias vou aprender a tricotar meias. Ainda não escolhi o modelo mas queria algo simples e sem muitos trabalhados.


Vamos lá ver se a tricotadeira e a lã se portam à altura.





Entretanto acabei este casaquito. É um modelo muito giro para meninas e muito fácil de fazer. É feito na horizontal com voltas curtas, incluindo as mangas, e sem costuras!

Para quem já está de férias e para quem está quase a ir...boas férias, bons banhos e muito descanso!