segunda-feira, 23 de maio de 2011

E lá vão duas...

Com esforço e prática vai-se conseguindo. Acabei uma meada de 2 fios. Está mais prefeita que a anterior....mas ainda deixa muito a desejar.
A lã que tenho estado a usar é toda "caseirinha". Foi lavada e cardada à mão quando ainda sabia muito pouco do assunto. A lã não foi escolhida e por isso os rolags são inconsistentes e cheios de pequenos nós. Torna-se um pouco complicado dominar tanta variância com tão pouca experiência.
Pode ser que este ano aprenda a tratar de um velo em condições.


0














Entretanto e para fazer o gosto ao dedo, fiz este body em algodão. Achei muita piada a estas botinhas pela originalidade. Encontrei-as aqui. O modelo é de aproximadamente 1 ano.





quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Meada Tang

Uma mana fia e a outra procura dar-lhe destino.
A primeira meada da mana é pequenina e "tosca". Sempre é a primeira... tem muita aprendizagem entrelaçada nos seus fios. A lã das minhas ovelhas tambem pode não ser a mais bonita ou a mais macia ou a mais fácil de fiar... mas é a que temos. É proveniente de ovelhas Ille de France.
Este ano ainda não fizemos a tosquia, mas está para breve. Com o que aprendemos com a lã do ano passodo já sabemos como não a devemos tratar e temos umas luzes de como fazer bem... vamos experimentar outros métodos - limpeza, água quente e sabão. talvez resulte melhor.

Esta meadita, a tal primeirissima, deu-nos oportunidade de experimentar uma coisa que há muito viamos na net e nos dava curiosidade - tingir com Kool-Aid. O método parece facilimo: apenas com pacotes de sumo e o micro ondas se tinge a lã, com cores lindas.
Pois é, acabei por descobrir que o Tang não deve ser igual ao Kool-Aid, nem em variedade, nem em qualidade.

Realmente consegui tingir a lã mas as cores ficaram um bocado desmaiadas. Salva-se um cheirinho doce ;)
Embebi a meada em água, coloquei os dois sumos - Morango e Maracujá, em dois copos de água e coloquei metade da meada em cada um deles. Foram ao microondas durante vários periodos de 2 minutos. Esperava que a água ficasse transparente como diziam as receitas da net, mas tal não aconteceu com muita facilidade. Antes do final juntei um esguicho de vinagre a cada copo no sentido de facilitar o processo.




No final a meada foi bem lavada em água fria para retirar o excesso de corante e cá está ela, à espera de um destino.



Vamos pensar em novas aventuras tintureiras...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Singles...


A aprendizagem corre mais devagar do que o esperado, mas vai-se fazendo.



Meada de 160m e 53gr
Fiada em método worsted com lã cardada.
Fio simples (Single ply)


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Preparativos para as férias

As férias são uma altura muito ansiada, guardamos tantas coisas para fazer nas férias e quando chega a altura o tempo voa e não fazemos nem metade do que tínhamos planeado. Afinal as férias são para descansar e não para andar numa correria…
Nestas férias vou ter disponível (não é só para mim) uma rodinha de fiar. Por isso estou a começar a preparar os trabalhos para essa altura.
Andei a tentar aprender um bocadinho mais, tenho lido o livro Big Book of Handspinning do Alden Amos, na parte que diz respeito à lavagem de lã. Conclusão: andava a fazer tudo de maneira diferente.
Eu apenas lavava a lã em água quente, mas o Alden Amos sugere que se utilize detergente, tempo de imersão em água mais curtos e, muitíssimo importante, limpar muito bem a lã antes de a lavar.
Tinha cá um velo que tinha sido lavado com água fria e dei-lhe o tratamento sugerido. Lavei-a com OMO para ficar mais branquinha.
Cá está o resultado:




Ficou mais fofinha que lavada só com água. O grande defeito da preparação desta lã foi a falta de limpeza prévia da lã. Tem muitas impurezas, dá muito trabalho quando se vai cardar a lã. Também me parece que a lã não é de melhor qualidade, fica com muitos nozinhos de lãs curtas.
De qualquer forma, enquanto não começamos a tosquia, vou preparando os rolags para fiar no verão.
Tenho também uma lã castanha, oferta de uma amiga, que já foi lavada e será preparada também para fiar ou para feltrar… também é uma ideia a explorar.



Tenho também alguma lã comprada já preparada para fiar. Tenho que pensar como a posso preparar para misturar cores. A maior parte da lã é castanha mas tenho também um bocadinho de amarelo e vermelho.


Penso que combinadas ficarão bem. Alguém quer dar alguma sugestão de como ficará melhor?

Dia 3 de Maio foi dia da Santa Cruz e era dia dos anos das Avós.


Cá estão as capelas, os palmitos e os cizirões que foram semeados e cresceram às escuras para ficarem clarinhos (também já lhes ouvi chamar cabeleiras).