domingo, 27 de março de 2011

Prendas

O tempo tem andado de sobra.
Esta minha condição de desempregada trouxe-me muito tempo disponível.

Durante o último ano tenho também aprendido muitas artes que até agora tinha me tinham pouca atenção. Aprendi crochet, a fiar, a trabalhar madeira...e agora a tricotar. ....E não consigo parar!

Tenho andado a arranjar razões válidas para testar os vários modelos que vou vendo nas revistas e pela net, e decidi que este ano as prendas de aniversário dos meus "sobrinhos" vão ser todas caseiras.

Já fi duas....comecei com este Tomten Jacket da Elizabet Zimmerman. Um modelo clássico, fácil de executar e com um resultado muito bom.

Este é para um menino de (quase) 3 anos. Comecei a trabalhar com fio Kiev da Brancal, em castanho e branco, mas a meio achei muito escuro e monótono. Muito triste para um miúdo tão pequeno. Juntei-lhe umas riscas de laranja bem vivo para dar cor.

Gostei bastante do resultado final, espero que o presenteado (ou a mãe) também goste.


A segunda prenda foi este vestido de menina. Quando fui à retrosaria comprar os botões recebeu aprovação imediata das senhoras presentes. Fiquei toda babada com os elogios..quem não ficaria.

O modelo é desta revista, e o fios são de algodão um roxo e outro rosa. Fui muito rápido de fazer e com muito bom resultado. Vai dar para o verão e para o ano descem-se os botões e fica uma túnica.

quinta-feira, 24 de março de 2011

...

O Hemlock Ring Blancket foi um projecto rápido e agradável de fazer. Não ficou muito grande, é o suficiente para aconchegar os joelhos. A parte de o esticar é que foi a mais difícil… o fio não era da melhor qualidade e deve ter tido influência no resultado. Foi uma boa experiencia, talvez a repetir…



No dia 21 o KALendar teve mais um avanço, saiu a terceira pista e a oportunidade de trabalhar com missangas. Gosto do efeito. Faltam 2 semanas para a próxima pista… tanto tempo…
Há muito tempo que vi este post e deu-me mesmo vontade de experimentar esta bolsinha, o resultado foi pequenino mas cabe lá o meu trabalho. Gostei muto do resultado final mas para a próxima vou ampliar mais o desenho para ficar mais "usável".



O xaile feito com a lã Beiroa já foi esticado e está bem bonito. Também já foi baptizado – Camarinhas de Inverno, porque o ponto faz lembrar bolinhas…



Resolvi colocar 2 botões nas pontas para as prender nas costas e poder movimentar-me à vontade sem que ele caia.



E a seguir? Que me irá apetecer fazer?
Tenho encontrado na net revistas antigas com algumas amostras que gosto de experimentar…
Tenho visto alguns esquemas geométricos com várias cores que também me dão ideias…
O que se irá seguir? Vou pensar.
Bom fim-de-semana.

sábado, 19 de março de 2011

De volta...

De volta estou eu, aqui ao blog, e está a Primavera! Apesar se ainda ser Inverno pelo calendário hoje esteve um fantástico dia de Primavera. Aproveitei-o o melhor que pude e dei umas voltinhas pela minha cidade. Viajei de 28 até à Graça e visitei a Feira da Ladra, que estava cheia de movimento. Voltei à baixa a pé a seguir a linha do eléctrico pelo meio da estrada (uma das pouquissímas coisas boas desta maldita crise, é o reduzido trânsito que anda pela cidade) onde comprei mais umas lãs e fechos que me faltavam. ....e como o dia continuava tão bom, resolvi passar o resto da tarde a tricotar no Jardim da Estrela, onde ainda tive a oportunidade de conhecer a PuccaPink.

Um dia em cheio, espero que venham mais assim :)



Deixo aqui algumas imagens do que têm ocupado durante o último mês.
Como a lã de 2011 está quase a chegar, decidi lavar, abrir e cardar a lã que cá tinha. Levei uma semana e meia a tratar de 1.2Kg de lã, mas ficou toda limpa e preparada para fiar. E ainda juntei 2 mãos bem cheias de restos que me vão servir para encher bonecos.
Agora só me falta começar a fiar. Espero conseguir começar e acabar antes de chegar a próxima leva, lá para meados de Maio.


Com umas calças velhas e um sobretudo muito gasto, fiz umas experiências de costura. Tinha visto um cesto em pano na net e resolvir tentar o modelo. Fiquei com estes dois cestinhos com tampa. Um está cheio de restos de lã e o outro tem os meus acessórios de costura.



E por último neste post....a minha nova estante de casa de banho! É o meu orgulho de momento. Fui eu que a concebi, construí e pintei (à distância não se nota...mas a prateleira de cima está tortíssima). Ficou mesmo como eu queria! Agora ainda faltam os cestos para guardar a tralha, qualquer coisa tipo isto. Fica em lista de espera que o tempo não estica.


E agora tenho de voltar ao trabalho que tenho muitos projectos em mãos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Progressos

Tenho feito alguns progressos nos trabalhos que estavam nas agulhas...
O 2011 KALendar passou de triangular a quadrado.



Gosto de trabalhar com 5 agulhas e aprendi a montar as malhas com o método Emily Ocker's Circular Beginning. Ficou com um efeito muito bonito.
Havia um trabalho que eu queria fazer já há muito tempo - O Hemlock Ring Blancket. Pus mão à obra e comecei. Aproveitei uns novelos que comprei na loja dos chineses e que achei muito bonitos. A lã pode não ser muito boa, que não é, mas é bastante mais barata, dá para experimentar alguns projectos sem ter que fazer um grande investimento...
Cá está ele a crescer nas agulhas



Quase que já não cabe e ainda estamos no início. A parte central faz-se muito rapidamente e a vontade de ver como vai ficar não deixa parar o trabalho. Já a parte de fora é mais monótona... mas como já começámos, não há como parar, vamos em frente...

Outro trabalho que já terminei foi este xailinho feito na lã Beiroa.



Gostei de trabalhar com esta lã, é macia e é mesmo lã. Tenho visto umas meadas tingidas e tenho gostado do efeito. talvez para o verão tenha tempo para fazer umas experiências por conta própria...
O formato do xaile é como outro que já tinha experimentado. Seguindo o modelo tradicional do xaile feito com 2 triângulos, acrescentei o 3º triângulo para lhe dar mais envolvência.
O ponto foi aprendido num casaco antigo. O resultado final pareceu-me bem.
Só falta lavá-lo e esticá-lo para ver o efeito final.
Bom fim-de-semana ...

sexta-feira, 11 de março de 2011

Preparação para as férias

Foi um tempinho de pausa. Aproveitaram-se 3 dias para ensaiar as férias grandes... fomos para o mesmo sítio de sempre. É um lugar especial, que transpira calma e serenidade. Todos os problemas ficaram para trás. Até o tempo ajudou... não estava muito sol, nem muita chuva... não exijo mais...

Demos umas voltinhas nas praias, para ver se estava tudo na mesma.



Fomos conhecer uma terra por onde já passamos tantas vezes, sempre a pensar que um dia faríamos uma paragem mais prolongada. Visitámos a Igreja, os jardins e a Tapada de Mafra. A viagem de comboio pela tapada correu muito bem. Todos se portaram bem - o tempo, nós, os javalis, veados, gamos, aves de rapina. É um passeio que vale a pena repetir.




Ainda encontramos tempo para parar no Sobreiro. Os filhos pedem sempre para lá voltar, e nós voltamos.

E o almoço em casa da mãe veio rematar mesmo bem estas mini-férias.

Foi dificil aterrar na realidade.
Mas já me fui ocupando com o 2011 KALendar. Tinha ideia de fazer o xaile surpresa quadrado mas foi dificil encontrar lãs em quantidade suficiente. Para experimentar utilizei uma lã que comprei há algum tempo na Brancal. Chama-se australia e disseram-me que é 100 % lã. Fiz o modelo triangular porque é mais rápido. Gostei do resultado. Ainda não sei se vai continuar triangular ou passar a quadrado...



Vou pensar melhor este fim-de-semana.

sábado, 5 de março de 2011

Actualização

O tempo melhorou bastante mas já está frio e chuva outra vez, o que de vez em quando nos dá belas imagens.


Esperamos que não esteja tão mau que nos estrague as mini-férias de carnaval.

Esta fotografia já foi tirada há mais de um ano, é a parede dos pastéis de Belém (que doces recordações).



Achei um padrão muito bonito. Procurei cores parecidas mas a oferta à minha disposição não era muita... encontrámos a combinação possível que não faz justiça ao original. Depois foi necessário pensar no modo de passar o desenho para as agulhas.
Primeiro pensei em fazer em quadrados que se iam montando nos quadrados já concluídos. Deixei de gostar do resultado quando cheguei aos triângulos das pontas.


Quando estava a fazer a manta em entrelac voltei a lembrar-me dos azulejos... talvez resulte.
Este é o primeiro quadrado, vou fazer mais alguns quadrados para ver como ficará.


Vou tentar acompanhar um novo desafio. Passeando no Ravelry encontrei um grupo - o 2011 KALendar. parece que já é o segundo projecto que realizam. Não sabemos qual será o aspecto final do xaile que vamos construir, é uma surpresa. Parece que estará pronto para o Natal. Já escolhi a forma, será quadrado porque nunca fiz nenhum com esta forma, e vou tentar que seja com missangas. Serão novos desafios. Mas primeiro um desafio mais complicado - encontrar o fio adequado.

Bom carnaval