segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Querido diário...

Já voltou o frio... apeteceu a lareira acesa outra vez...
A mantinha está pronta e é bem quentinha. Ainda tivemos uma aventura. Estava muito larga, parecia mais uma tira que uma manta. Desmanchar não apetecia, já estava tão grande... lembrei-me de desmanchar só os quadrados que estavam a mais e refazer os triangulos finais. Não é dificil, é preciso muita atenção, não se nota a diferença.



O cachecolinho (Ulla's Scarf) está terminado, é bonito mas ficou pequenino (acabou-se a lã antes do cachecol, como é meu hábito). Só falta bloquear.

No último fim-de-semana encontrei mais uma "the knitter". Fico mesmo contente cada vez que encontro uma! será que vai sair de lá mais alguma ideia? vou ver com atenção. É pena aparecerem tão poucas revistas estrangeiras cá em Portugal. Algumas têm ideias bem diferentes.




Na continuidade do xailinho castanho e para experimentar a lã beiroa da retrosaria, está a crescer outro com a mesma forma. A lã é grossinha e pedia um ponto que lhe desse relevo mas que não fosse demasiado elaborado. A Filha tem um casaquinho, que já vai na 2ª geração, que tem um ponto bem interessante. Parece torcido sem ser...
parece-me bem... vamos ver se a lã não se acaba antes do dito xaile.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sarilhos!

Este sarilho saiu das minhas mãos, e estou muito contente com isso ;)


Um sarilho ou niddy-noddy, é uma ferramenta para quem fia. Serve para esticar o fio depois de fiado, para que possa estabilizar a torção que lhe foi dada. Também pode ser usado para preparar as meadas para lavagem ou serem tingindas, ou ......para fazer meadas!
Para quem não conhece pode ver como se utiliza aqui.


Foi construído segundo as indicações deste senhor, de quem muito aprecio o trabalho. É de madeira de pinho, e com o módico comprimento de 30 cm enrola uma meada de 1.4m de perímetro.













Este sarilho já tem dona, embora ela ainda não saiba é para esta senhora, que tem produzido muito fio e bem bonito. Segundo me constou, através de contactos comuns, tem usado a dobadoira para esticar o fio. Espero que goste e lhe dê bom uso.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Olhar em volta

Por vezes andamos tão ocupados que nem reparamos no que está à nossa volta.
Por exemplo? parece-me que vou ter vizinhos novos... o pai já anda a construir o ninho. Conseguem vê-lo?



O tempo tem estado magnífico, frio mas cheio de sol. Dá-nos logo alma nova. Mas deve ser sol de pouca dura. Ontem foi dia de N. Srª das Candeias. O ditado diz:
"Se a Senhora das Candeias rir está o inverno para vir. Se chora está o inverno fora."
E a Senhora riu. Estava um dia magnífico. Vai voltar o Inverno...

Entretanto as mãos não gostam de estar paradas... têm nascido passarinhos para ajudar a sonhar, para tentar voar. Vou sonhar com melhores ares para a primavera.




Bom fim-de-semana, que vou passear...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estão de volta....

A 2ª série de dobadoiras da MeadaDobada, já está disponível! Vejam na nossa montra disponibilidade e mais informação.